Vocações do Antigo Testamento - Samuel (1Sm 3.1-21)

O Senhor chamou Samuel" (1Sm 3,4)

"Iahweh chamou: 'Samuel! Samuel!' Ele respondeu: 'Eis-me aqui!'"

No meio da noite, o jovem desperta, ouvindo o ressoar do seu nome. Não hesita em responder com prontidão. Está disposto a acolher o que o Senhor lhe quer propor. Deus tem um plano para Samuel mas... este ainda está a aprender a discernir a voz de Deus. Eli, o sacerdote, a partir de sua experiência, ajudará Samuel a discernir a voz de Deus.

Não basta simplesmente a disponibilidade para dar uma resposta, é preciso saber distinguir a voz daquele que chama e conhecer que passos concretos devem ser dados. Como o jovem Samuel, tu e eu precisamos de aprender a servir-nos dos meios humanos para escutar o apelo do Senhor.

Que meios são esses? As pessoas, os santos, o trabalho, os acontecimentos, a Igreja…a história de cada um. Deus tem prazer em usar esses meios humildes para falar aos seus filhos. Neles Ele torna-se muito próximo, mas ao mesmo tempo: escondido. «Ele esconde-se entre as panelas» já alertava a grande Santa de Ávila, Teresa.

Mas ao perceber o chamamento de Deus não se pode titubear, é preciso levantar-se do sono—muitas vezes profundo—e ir ao encontro da novidade de horizontes que Deus descortina diante dos seus amados. Fundamentalmente o chamamento é uma declaração de amor. Amor que passa pela escolha: escolhidos porque amados. Não é uma eleição fria, interesseira. Deus primeiramente chama para que estejamos com Ele (cf. Mc 3,14). A vocação não consiste primeiramente em fazer coisas, percorrer mundos, cuidar disso ou daquilo. O primeiro fim da eleição divina é para que sejamos um tesouro para Ele. Cada vocacionado pode escutar da boca do Senhor aquelas suaves palavras dirigidas à esposa do Cântico: «Tu és meu tesouro». A vocação é uma graça de pertença. Nela a pessoa se vê completamente envolvida, por isso a vocação exige sempre um amor que se disponha percorrer o caminho da maturidade até chegar a ser pessoal, real, apaixonado e totalizante. Pessoal porque afeta à pessoa mesma e se dirige ao Senhor enquanto pessoa viva e não mero objeto de veneração. Neste encontro de amor que marca o chamamento a pessoa  pode realizar a capacidade de amar com todo o coração. Esse amor é também real, ou seja,  é o contrário de um amor teórico ou sentimental, ou simplesmente de fachada, de frases feitas… O amor real é aquele que se realiza na vida concreta de cada dia, que leva a imitar e a entregar-se ao amado… Logicamente é um amor apaixonado. Se pensarmos bem  estamos a falar do amor à pessoa de Jesus, nosso criador e redentor, o amigo que deu a sua vida por nós, não podemos pensar nesse amor senão como uma verdadeira paixão de amor. Um amor forte e entusiasta— «forte como a morte» (Ct 8,6)—, esse amor que é capaz de vivenciar a entrega também nos momentos difíceis e pode levar até mesmo ao heroísmo. Finalmente é um amor envolvente, totalizante. Deve estar no centro do coração e da vida. Diante dele, todos os outros amores—família, amizades, encargos pastorais—se relativizam, encontram o seu critério no amor do Senhor.

Senhor, que eu me disponha a ouvir a tua voz, sendo capaz de silenciar inúmeras vozes o que me distrai do essencial e me rouba a alegria de estar totalmente à Tua disposição. Que eu procure entender que tudo o que me acontece faz parte dos apelos contínuos a que  Tua suave voz me chama.

Sem comentários: