Pré-Seminário

O Pré-Seminário?


O Pré-Seminário é uma caminhada vocacional feita na família, na escola e na comunidade onde os adolescentes e jovens vivem. Uma caminhada para todos os que se sentem chamados a algo mais... Neste caso concreto a serem padres diocesanos.
No passado, todas as dioceses do país tinham Seminários Menores, Seminários Médios e Seminários Maiores. A realidade está sempre a mudar… É preciso pensar constantemente em novos caminhos e novas propostas.

O próprio Magistério da Igreja o reflectiu num documento dedicado aos presbíteros, Pastores Dabo vobis: «Onde o Seminário Menor (…) não pode ser estabelecido, é necessário providenciar à constituição de outras ‘instituições', como poderiam ser os grupos vocacionais para adolescentes e jovens» (nº 64). O Pré-Seminário é um concretizar deste desafio.

Como Funciona?

O Pré-Seminário é a oportunidade para adolescentes e jovens confirmarem o chamamento que Deus lhes faz. 
 
Neste caminho há todo um conjunto de iniciativas e actividades que conduzem ao aprofundamento e à partilha do querer ser padre diocesano.  

Num ambiente de convívio, reflexão, testemunho e oração desenvolvemos, para além dos encontros mensais, retiros, caminhadas, futeboladas, experiências de voluntariado,  contatos de sensibilização paroquial e uma grande atividade no final do ano letivo.
 

Tens dívidas? Podes falar com...

o teu Pároco;
o Catequista;
o Professor de ERMC;
0 Chefe dos Escuteiros;
o Animador de Crisma ou do grupo de jovens.

Ou contactar:
Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocacões de Santarém
Pe Miguel Ângelo - 916521137

Ou enviar a tua inscrição para:
email: sdpv.santarem@gmail.com


Sem comentários: